Notícias

17/02/2020

ENTREVISTA RESIDÊNCIA MÉDICA

RITO DE PASSAGEM NA MEDICINA – Entrevista para Residência de Ortopedia da Escola Paulista de Medicina (EPM – UNIFESP).

Mais uma fase da carreira médica se inicia com a residência. O médico, detentor do conhecimento generalista, prepara-se para ingressar em um período de intenso aprendizado com a imersão teórico-prática na área que escolheu para atuar junto a seus pacientes. Na Ortopedia, é essa etapa que engendra a base da prática escolhida para a condução do dia-a-dia do médico nas suas relações com os pacientes, sedimentando o início de sua carreira. É através desses primeiros passos que o aprendiz delineia e vislumbra o caminho que pretende trilhar. Após a primeira e segunda fases, foram entrevistados 50 candidatos concorrendo a 16 vagas.

A Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP é um programa de acesso direto, credenciado junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC e à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, com 16 vagas anuais.

O programa tem duração de 3 anos e destaca-se pela tradicional qualidade e excelência na formação de seus residentes observadas na credibilidade e aceitação desses profissionais no mercado de trabalho, bem como nas colocações de destaque obtidas no exame periódico obrigatório de especialista da SBOT nos últimos anos. Enraizado em um robusto corpo clínico docente com projeção nacional e internacional nas diversas áreas de atuação e setores da ortopedia, desde o ensino até a assistência e pesquisa, o departamento orgulha-se de preparar e formar os residentes que serão os profissionais formadores de opinião do amanhã.

Atuando em diversos hospitais, sob a supervisão de renomados preceptores e professores, o programa oferece uma completa formação teórico-prática. Ao final, o residente encontrar-se-á capacitado e apto para atuação clínico-cirúrgica da ortopedia.

 Banca  Examinadora

Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silveira Franciozi – Presidente da Banca e Chefe da Preceptoria de Residência;

Prof. Dr. Fernando Baldy dos Reis  – Chefe do Departamento de Ortopedia;

Prof. Dr. Marcus Vinicius Malheiros Luzo – Vice–Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia e Chefe da Graduação;

Prof. Dr. Eiffel Tsuyoshi  Dobashi – Vice-Chefe da Disciplina de Ortopedia Pediátrica

Prof. Dr. Marcel Jun  Sugawara Tamaoki – Chefe do Grupo do Ombro;

Prof. Dr. Fabio Matsunaga – Vice Chefe da Disciplina de Trauma;

Dr. Glauber Kazuo Linhares – Preceptor do Grupo de  Fixador Externo;

Dr. Guilherme  G. Falotico – Chefe do Quadril da Medicina Esportiva,

Dr. Gustavo Tadeu Sanchez – Chefe do Grupo do Trauma;

Dr. Luiz Felipe Mortlin Ambra – Preceptor do Grupo do Joelho;

Dr. Nacime Salomão B. Mansur – Chefe do Grupo do Pé e Tornozelo;

Dra. Rebeca Furukava – Preceptora do Grupo da Mão;

Dr. Hiroshi Salvioni Ueta – Chefe do Grupo da Coluna.

 

Texto por Prof. Dr. Carlos Franciozi

Chefe da Preceptoria dos Residentes do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM/UNIFESP. Ortopedista, cirurgião de joelho, formado na Escola Paulista de Medicina em 2003. Segue no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina como Professor Afiliado, tendo realizado Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutorado no exterior pela University of Southern California (California, EstadosUnidos da América) em parceria com a Universidade Federal de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

Link Preceptoria Residência de Ortopedia da Escola Paulista de Medicina (EPM – UNIFESP):