Pós-Graduação

Pós-Graduação stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu no Departamento de Ortopedia e Traumatologia (DOT)

Atualmente, o Departamento de Ortopedia e Traumatologia (DOT) tem participação efetiva por meio de seus docentes em três Programas de Pós-graduação stricto sensu, regulamentados de acordo com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior, ligado ao Ministério de Educação).

São eles: 1) Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional – PPG-CT, Conceito 6, na área de Medicina III da Capes; 2) Programa de Pós-graduação em Radiologia Clínica, Conceito 4, Medicina II da Capes e, 3) Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física – Modalidade Mestrado Profissional, Conceito 3, Medicina III da Capes.

Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional

Historicamente, a pós-graduação stricto sensu DOT teve início em meados da década de 80, com duas áreas de concentração, a Ortopedia e a Cirurgia Plástica Reparadora. Sob a égide do Professor Titular da Disciplina e Coordenador do Programa, Prof. Dr. José Laredo Filho, e diante do desenvolvimento e robustez de sua produção científica e formação de pessoal, o Programa de Pós-graduação em Ortopedia e Cirurgia Plástica Reparadora, em 1990, por solicitação da Capes, foi dividido em duas áreas. Portanto, o Programa de Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia iniciou essa nova fase, juntamente com a transformação da Departamento de Ortopedia e Traumatologia (ressaltamos que até esse ano, fazíamos parte do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina).

Seguimos por essa trajetória, passando pela transformação da Escola Paulista de Medicina, de autarquia na área da Saúde, para Universidade Federal de São Paulo, em 1995, com uma evolução para seis Campus universitários, e uma profunda organização de Departamentos e Institutos de Ensino e Pesquisa.  A nossa estrutura acadêmica, aliada ao discernimento sobre a evolução da Pós-graduação, como a pós-graduação brasileira em altíssimos padrões de avaliação, com o sarrafo baseado na qualidade da produção científica, principalmente no binômio orientador/orientado, e principalmente, por sugestões e considerações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP (órgão institucional que ordena sobre pós-graduação stricto sensu), reavaliamos sobre a possibilidade de formação e manutenção de Programas de Pós-Graduação em NÍVEL DE EXCELÊNCIA (conceitos 6 e 7 da Capes), que contemplassem Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa comuns entre diversas Disciplinas e Departamentos, e constatamos a necessidade de adequar o Programa de Pós-Graduação em Ortopedia e Traumatologia aos critérios da UNIFESP e Capes.

Assim, em 2011, acordamos que o Programa de Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia, liderado pelo Professor Titular Prof. Dr. Flávio Faloppa, e o Programa de Pós-graduação em Cirurgia Plástica, liderado pela Professora Titular Profa. Dra. Lydia Masako Ferreira, para que fundissem em um único Programa, em NÍVEL DE EXCELÊNCIA pela Capes, denominado PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIRURGIA TRANSLACIONAL (PPG_CT).

Na fusão dos dois Programas, foram mantidas Áreas de Concentração (AC) e Linhas de Pesquisa (LP) que abrangem e permitem o desenvolvimento de estudos com diversos desenhos metodológicos nas áreas de pesquisa básica ou clínica. No entanto, como vocação para a área cirúrgica, desenvolvemos uma maior concentração de estudos clínicos, e diante da evolução dos conceitos e mudança de paradigmas com a MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS, desenvolvemos estudos primários (estudos clínicos randomizados, de coorte, de acurácia e outros desenhos clínicos), e estudos secundários, entre eles as revisões sistemáticas e metanálises, que são geradas publicações nos melhores periódicos da área, com elevados fatores de impacto.

No site do PPG-CT, constantemente atualizado, apresentamos a lista dos PROFESSORES ORIENTADORES PERMANENTES, as ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO com suas respectivas LINHAS DE PESQUISA, disponível na Língua Portuguesa e na Língua Inglesa. O acesso na área de EVENTOS, contém a programação diária do PPG-CT, com as Disciplinas em andamento e calendário das apresentações de projetos de pesquisa. No mesmo site, estão listados os alunos matriculados e os egressos do PPG-CT, bem como o arquivo em PDF da produção de dissertações e teses, e principais publicações.

As atividades da Pós-Graduação, por meio de reuniões semanais do Programa de Pós Graduação em Cirurgia Translacional (PPGCT), atualmente no formato virtual, é obrigatória para os orientadores, co-orientadores, alunos e candidatos a pós-graduação do programa, nos níveis de mestrado e doutorado, e aos que desenvolvem estágio de pós-doutorado, e ocorrem às segundas-feiras das 15:30 às 17:00 horas, ininterruptamente, de fevereiro a dezembro do ano letivo.

São PROFESSORES ORIENTADORES PERMANENTES do Departamento de Ortopedia e Traumatologia no PPG-CT:

Prof. Dr. FLÁVIO FALOPPA, Professor Titular, Pesquisador CNPq;

Prof. Dr. MOISES COHEN, Professor Titular, Pesquisador CNPq;

Prof. Dr. JOÀO CARLOS BELLOTI, Professor Adjunto – Livre Docente, Pesquisador CNPq;

Prof. Dr. MARCEL JUN SUGAWARA TAMAOKI, Professor Adjunto – Livre Docente, atual VICE-COORDENADOR DO PPG-CT;

Prof. Dr. RENE JORGE ABDALLA, Professor Afiliado – Livre Docente.

Nos critérios para matrícula, de fluxo contínuo no PPG-CT, obrigatoriamente, requer o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, com aprovação nos respectivos Comitês de Ética e Pesquisa da UNIFESP. Recomendamos que o aluno, no mestrado e doutorado, tenha Proficiência na Língua Inglesa, uma vez que, as disciplinas a serem cumpridas, podem ser proferidas na Língua Inglesa.

Para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e possível matrícula, o candidato deve ter o aceite do Professor Orientador, e que o estudo esteja inserido em uma das Áreas de Concentração e respectivas Linhas de Pesquisa do PPG-CT.

Liderados pelos Prof. Dr. João Carlos Belloti, Prof. Marcel Jun Sugawara Tamaoki e Prof. Dr. Flávio Faloppa, é ofertado o Curso de Medicina Baseada em Evidências, presencial, em que são desenvolvidos os projetos de pesquisa, partindo da pergunta clínica (FINERFactível, Interessante, Nova/Original, Ética e Relevante).   O grupo se reúne nas primeiras e terceiras segundas-feiras de cada mês, a partir das 17:00 no anfiteatro da Casa da Mão (Rua Borges Lagoa, 786 – 2º. Andar – Fundos). Para participar da reunião, entre em contato com os Professores Dr. João Carlos Belloti e/ou Prof. Dr. Marcel Jun S. Tamaoki

Cada orientador tem o calendário das atividades de seu grupo da sua linha de pesquisa (laboratório, reuniões científicas, de projetos e outras atividades) que é própria ao orientador e pode ser acessada mediante contato com o orientador, que pode ser obtido pelo e-mail [email protected] e [email protected].

Critérios para se candidatar a ALUNO do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional

Para efetivar a matrícula como aluno do nível de mestrado acadêmico ou doutorado, o candidato deve cumprir requisitos, disponíveis em: https://ppg.cirtranslacional.sites.unifesp.br/.

Para se candidatar ao ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO na UNIFESP, as normas e requisitos estão disponíveis https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/pos-graduacao/pos-doutorado/instrucoes-e-normas. Todos os programas de pós-graduação da Unifesp, que contemplem os níveis de mestrado e doutorado, estão habilitados para que seus orientadores permanentes aceitem a supervisão do Estágio de Pós-doutorado. As indicações de bolsas de estudos, pelas agências de fomento, estão disponíveis no mesmo site.

Os CONCURSOS DE LIVRE DOCÊNCIA na UNIFESP, possuem regras específicas, e seus Editais, publicados anualmente, que determinam cronograma e requisitos mínimos, e estão disponíveis em: https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/propgpq/livre-docencia/normas. A realização do concurso de Livre Docência está subordinada e sob a coordenação do Conselho do Departamento, por seu chefe de Departamento, e está inserido nas atividades da Pós-graduação Stricto Sensu.

Programa de Pós-graduação em Radiologia Clínica

A pós-graduação stricto sensu na Unifesp possui alta demanda e com múltiplas possibilidades. Com a premissa de manutenção de Programas de Pós-graduação dentro de critérios robustos, com Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa abrangentes e convergentes, o DOT, por seu docente, Professor Adjunto Prof. Marcus Vinícius Malheiros Luzo, iniciou e passou a compor o quadro de PROFESSORES ORIENTADORES PERMANENTES do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RADIOLOGIA CLÍNICA. Informações disponíveis em https://www.pg.ddi.unifesp.br/ (site em transição). Informações sobre pós-graduação stricto sensu podem ser obtidas pelos e-mails: [email protected] e [email protected] – Secretaria acadêmica PPG Radiologia Clínica.

Desta forma, desde 2019, Professores do Departamento de Ortopedia e Traumatologia compõem o PPG Radiologia Clínica. São eles:

Prof. MARCUS VINÍCIUS MALHEIROS LUZO, Professor Adjunto;

Prof. Dr. FERNANDO BALDY DOS REIS, Professor Associado – Livre Docente;

Prof. CARLOS EDUARDO DA SILVEIRA FRANCIOZI, Professor Afiliado;

Prof. BENNO EIJNISMAN, Professor Adjunto;

Prof. ALBERTO DE CASTRO POCHINI, Professor Adjunto.

Para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, e aceite do orientador, o candidato deve participar inicialmente em ESTÁGIO PROBATÓRIO, como ALUNO ESPECIAL, com validação dos créditos no momento da matrícula.

As atividades, na Disciplina específica para os projetos inseridos na área de concentração e Linhas de Pesquisa dos professores do DOT, são realizadas nas 4ªs. segundas-feiras do mês, às 20 horas, em ambiente virtual.  Contato e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e r.paschoa@unifesp,br.

Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física – Modalidade Mestrado Profissional

A necessidade, e considerando a relevância social, científica e tecnológica dos processos de formação profissional avançada, e o estreitamento das relações entre as universidades e o setor produtivo, ficou instituído, no âmbito da pós-graduação stricto sensu, a modalidade de mestrado e doutorado profissional (Portaria no. 389, de março de 2017), disponível  em:  https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-389-2017-03-23.pdf

No entanto, a Modalidade Mestrado Profissional já estava bem estabelecida, de acordo com Portaria Normativa no. 7, de 2009: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2074/portaria-normativa-n-17

Desta forma, a Modalidade de Mestrado Profissional, tem por objetivos:

  • Capacitar profissionais altamente qualificados em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física para contribuir na formação de nível de complexidade mais elevado de intervenção na rotina de trabalho da área;
  • Oferecer oportunidade de formação continuada com visão multidisciplinar para criação, mobilização e consolidação de competência técnico-científica no campo da saúde aplicada ao exercício físico;
  • Disponibilizar condições para desenvolvimento e aprimoramento de métodos, técnicas, processos e produtos relacionados à atuação profissional vinculado ao exercício físico.
  • Capacitar profissionais em ciências da saúde aplicada ao esporte e a atividade física para a aplicação de conhecimentos na rede pública e privada da educação básica e superior em prol da saúde no Esporte e na atividade física.

Informações importantes estão disponíveis no site: https://ppg.medesporte.unifesp.br/

Forma de Ingresso, Estágio Probatório, Desenvolvimento do Projeto, Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa, contatos disponíveis, estão para consulta no site.

O Programa de PPG em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física, foi criado por iniciativa do Prof. Dr. Moises Cohen, visionário e fundador do Centro de Traumatologia do Esporte (CETE) do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, e envolve áreas do conhecimento  da medicina, em especialidades como a ortopedia e traumatologia, a traumatologia do esporte, a fisioterapia, a educação física, a nutrição, entre outras áreas afins.

Desde 2013, tem formado inúmeros mestres na modalidade profissional. O PPG tem por Professores Orientadores os seguintes docentes DOT:

Prof. Dr. MOISES COHEN, Professor Titular, Pesquisador CNPq nível 1, Coordenador do Programa;

Prof. BENNO EIJNISMAN, Professor Adjunto, Vice Coordenador do Programa;

Prof. ALBERTO DE CASTRO POCHINI, Professor Adjunto;

Prof. CARLOS VICENTE ANDREOLI, Professor Adjunto;

Prof. CARLOS HENRIQUE FERNANDES, Professor Afiliado

Prof. DIEGO DA COSTA ASTUR, Professor Afiliado

Prof. GUSTAVO GONÇALVES ARLIANI, Professor Afiliado

Prof. LEONARDO ADDÊO RAMOS, Professor Afiliado

Prof. MARCELO WAJCHENBERG, Professor Afiliado;

Prof. PAULO SANTORO BELANGERO, Professor Afiliado

Prof. IRINEU LOTURCO, Professor Convidado

Profa.  MARÍLIA DOS SANTOS ANDRADE, Professor Convidado

Prof. WILLIAM RICARDO KOMATSU, Professor Convidado